Cooperados e colaboradores engajados

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A importância de engajar os dois lados essenciais de todo negócio.

Quando falamos sobre engajamento, o primeiro pensamento que vem à mente é relacionado aos clientes ou cooperados. Mas, existe um ponto-chave importantíssimo para atingir sucesso neste aspecto, que está uma casa antes do público final, são os colaboradores. 

Para engajar, fazer as ideias virarem ações e cativar o público externo, é necessário que o processo comece de dentro para fora, envolvendo primeiramente os colaboradores, tendo em vista que são eles que irão, posteriormente, trabalhar o engajamento dos cooperados. 

Por isso, sempre ressaltamos a grande importância de estar com os trabalhos de endomarketing em dia, redondos e ativos positivamente dentro da empresa. Essa é a melhor forma de manter os colaboradores alinhados com a essência do negócio, fazendo com que eles se sintam valorizados pelo trabalho que executam e, principalmente, motivados a conquistarem cada vez mais.

Anteriormente, aqui no blog, já exploramos dicas para trabalhar com um endomarketing mais dinâmico e efetivo. Agora, para manter os cooperados engajados, será preciso analisar alguns pontos como: 


Personas 

Aqui, não estamos falando apenas do público-alvo, estamos nos aprofundando nos cooperados para entender quais são os seus hábitos de consumo, o que eles gostam, como é mais provável que interajam com a marca e, também, o que eles esperam dela.  

 

Relacionamento próximo e personalizado 

Entendendo as pessoas, o ideal é criar estratégias específicas divididas para bolhas desse público, e não apenas uma estratégia geral. Assim, será possível mostrar que a empresa realmente os conhece e pensa em ações de acordo com as particularidades de cada um.

 

Ações de valorização 

Um grande ponto fraco de muitas marcas é pensar no seu cliente apenas no momento em que é vantajoso para o negócio. É essencial que se trabalhe com os clientes e cooperados sempre, não só quando é possível tirar uma vantagem disso. Valorização, reconhecimento e até mesmo recompensas fazem parte do processo de engajamento, que traz como resultado o reconhecimento da marca e a fidelização a longo prazo. 

Aplicando estratégias simples como essas, com o tempo será possível notar um maior engajamento do seu público com a sua marca, e isso trará inúmeros resultados, muito além do financeiro. Ser uma marca reconhecida, reter novos clientes através daqueles que já são fiéis e, principalmente, manter o crescimento constante.

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