Endomarketing dinâmico: por onde começar?

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Cinco pontos para você acertar em cheio nas ações de endomarketing da sua empresa.

O endomarketing tem como objetivo trabalhar com a comunicação interna, informando e mantendo os colaboradores engajados. Com projetos desse viés bem executados, é possível manter uma equipe motivada e alinhada com a essência da empresa. Separamos cinco pontos fundamentais para um trabalho interno eficaz. 

  • Conhecer sua equipe 

Dentro de uma equipe, vão existir diversas pessoas com suas particularidades. Na hora de trabalhar com marketing interno, é importante que você conheça essas particularidades para que possa propor ações em que todos se sintam incluídos, tenham familiaridade e, principalmente, se enxerguem ali. 

  • Ter planejamento

Uma boa ação precisa de tempo para ser preparada, para isso, tenha um planejamento anual de todos os projetos de endomarketing. Dessa forma, você consegue trabalhar com antecedência, tendo prazo para realizar o que for necessário. Ações mal pensadas e sem tempo para execução, acabam sendo ações clichês, onde os colaboradores não se identificam. 

  • Criatividade e atualização 

Saia do comum, aproveite os dois pontos citados anteriormente para ser criativo, ficar por dentro do que está acontecendo no ambiente corporativo, e propor projetos que saiam da zona de conforto. Com isso, você vai manter sua equipe motivada e, principalmente, ansiosa pelas próximas ações. 

  • Possibilitar sempre a interação 

Pense na comunicação de endomarketing como uma via de mão dupla. Você irá emitir uma mensagem, proporcionar uma experiência, mas é necessário que o outro lado também possa ter participação. Logo, abra espaço para a interação, tanto para gerar momentos divertidos, quanto para obter feedback.

  • É essencial ser natura

Seguindo os passos anteriores, você vai chegar a ações completas e bem elaboradas. Mas há outro ponto a ser levado em consideração, precisa ser natural. Não planeje ações que forcem seus colaboradores a participar de algo que eles não querem. 

Vale lembrar que todo e qualquer trabalho com sua equipe deve ser transparente e seguir os pilares reais da empresa. De nada adianta comunicar ou promover momentos que todos sabem que só funciona na teoria, e não na prática. Ações com essa essência não são bem vistas pelos colaboradores, nem vão trazer desenvolvimento para o todo. 

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