Gamificação da Comunicação

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Como essa estratégia pode ajudar a sua marca a engajar melhor com o público

Tendência na comunicação desde 2017, este viés vem ganhando ainda mais espaço e visibilidade nos últimos anos. Mas, o que exatamente é a “gamificação”? A gente te explica. 

Gamificação é o uso de técnicas vindas dos jogos de videogame, na comunicação ou em outras áreas como educação, recrutamento, etc. É utilizada através da estética, da linguagem, dinâmica e processos. 

Uma pesquisa recente da NPD Group aponta que hoje, cerca de 82% dos brasileiros com idade entre 13 a 59 anos jogam algum tipo de game, em plataformas diversas. Trazendo números do mundo todo, lá em 2019 esta técnica já movimentava quase 7 bilhões de dólares, e a estimativa é de que em 2024, este número chegue a 40 bilhões.

Bom, agora que já entendemos o que é e qual a sua relevância no mercado atual, é hora de falarmos do objetivo e das vantagens de utilizar a gamificação na comunicação. Com dinâmicas que levam, normalmente, a um processo de etapas com recompensas, é uma boa estratégia para prender a atenção, interagir e engajar com o público, que terá um motivo palpável para isso. 

Vamos a um exemplo simples e direto: uma loja de roupas, ao invés de simplesmente liberar um cupom de “frete grátis”, optou por gamificar a ação. Sendo assim, criou um tabuleiro online, onde o público passaria por algumas etapas e desafios. Ao chegar no fim, o campeão teve como premiação o cupom.  

Dessa forma a marca interagiu com seu cliente, proporcionou uma experiência e só depois disponibilizou uma vantagem, o que vai induzir muito mais a compra para aproveitar o benefício, do que se este tivesse sido ganho aleatoriamente e também, é claro, ajudar a fixar a marca na memória das pessoas, para uma próxima compra. 

Viu só?! De um jeito simples e descomplicado é possível tornar uma ação tradicional, em algo inovador. 

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