Público amplo: como se comunicar com todos de forma efetiva

Data

Com tanta pluralidade, é preciso das estratégias certas para falar com todos os públicos.

Alguns segmentos têm um único público, por vezes também bem segmentado. Em casos como esses, a comunicação é mais direcionada e tem um viés mais simples de ser executada, pois é uma única mensagem para um único público. Porém, quando falamos de cooperativas, falamos de um público mais amplo. 

Uma cooperativa nada mais é do que pessoas unidas em prol de um mesmo objetivo. São instituições com foco total na comunidade, logo, seu público-alvo engloba desde crianças até a terceira idade, com diferentes estilos de vida e hábitos de consumo. E é exatamente aí que entra a questão: como se comunicar com um público tão diverso, de maneira unificada e efetiva?

 O primeiro passo de todos é o conhecimento, será necessário fazer estudos e levantamentos para entender com clareza quais são os públicos, identificá-los e definir personas, ter isso em mente antes de qualquer planejamento.

Após fazer esses levantamentos, trabalhe em estratégias que englobam todos estes públicos. Lembrando que quando falamos da forma de comunicar, não estamos falando isoladamente da mensagem, tratamos também de todas as ações, ponto de contato e relacionamento com o cooperado. 

Logo, elabore ações voltadas para todas as faixas etárias, estilos de público e momentos diferentes da realidade de cada grupo. Adapte a linguagem, mas sem perder a essência e o tom de voz da marca. Dessa forma, é possível manter uma linearidade na comunicação aliada à proximidade com cada público.  

Lembre-se sempre: quem quer se relacionar com todo mundo da mesma forma, pode acabar, na verdade, não se relacionando com ninguém. 

Outros
conteúdos

plugins premium WordPress