Os desafios da comunicação para o cooperativismo

Data

Particularidades que tornam a comunicação para este nicho mais complexa, também são as que geram os melhores resultados. 

Assim como cada projeto nosso, vamos começar pelo estudo e pesquisa. Você sabe, na raíz, qual o conceito dos termos “cooperativismo” e “comunicação”? Vamos lá, “cooperativismo” nada mais é do que a colaboração entre pessoas com um interesse em comum, nesse caso, soluções financeiras. Já “comunicação”, é o ato de compartilhar, trocar ideias, emitir e receber informações. 

Eles têm um ponto em comum: o coletivo. Ninguém se comunica sozinho e ninguém coopera sozinho. Da semelhança também vem o desafio, trabalhar com uma comunicação inclusiva e que abra espaços de interação. 

  • O desafio: falar com todos, abrindo espaço para que haja um retorno/interação. 
  • A solução: entender cada público, usar múltiplos canais e fornecer maneiras de interação. 

Para o cooperativismo buscamos sempre trabalhar com campanhas integradas que abranjam o máximo possível de pessoas, tendo em vista que dentro de uma cooperativa existem diversos públicos diferentes, que consomem canais diferentes, sendo essencial que a comunicação seja inclusiva. 

O digital é um caminho que vem ajudando muito a superar esse desafio, oferecendo plataformas que possibilitam essa troca em tempo real, dando espaço para que tanto o público externo, quanto o interno, possam compartilhar ideias, opiniões e feedbacks. 

Após entender a fundo este cenário, suas particularidades e formas de superar os desafios, o próximo passo é explorar a criatividade de forma útil, trazendo não apenas conceito, mas também soluções em cada projeto.

Outros
conteúdos

plugins premium WordPress