Comunicação no agronegócio

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Momento para rever e repensar a comunicação voltada para este nicho

Quando falamos em comunicação para o agronegócio, quais são as primeiras imagens que vem à sua mente? Provavelmente as clássicas imagens aéreas de extensas plantações, ou então de pastos preenchidos por gado, com bônus de alguns closes no agricultor observando tudo isso, ou então manuseando algum maquinário. Sem contar, é claro, na figura do agricultor com chapéu, camisa, calça jeans, sendo um homem 40+. 

Pois é, este é o conceito que baseia grande parte de tudo o que a gente  vê relacionado ao agro, e isso mostra como já está na hora de mudar este paradigma e reconstruir a comunicação deste setor, pois desta forma está se comunicando apenas internamente, sem externalizar a grande importância que tem. Ricardo Nicodemos – Presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro – tratou do tema em um de seus artigos, onde diz que “[…] o agro fala para si mesmo, da “porteira para dentro”. É como se reuníssemos parentes em um domingo na casa da tia ou da avó, e no almoço contássemos o que fizemos e o que conquistamos.

A chegada de grandes tecnologias, propriedades que passaram para a nova geração, além de uma mudança de estilo de vida natural de toda sociedade, mudaram e continuam mudando o cenário rural, e isso precisa atingir também a comunicação. Dessa forma as representações para gerar identificação por parte do público são reforçadas, além da mensagem conversar bem também com o público externo, que depende deste universo, mas por falta de informações e conhecimento, acaba por não valorizá-lo. 

Também é importante rever os canais onde a mensagem é distribuída, em outro trecho do artigo, Ricardo aborda este ponto com as seguintes palavras: “Sem contar a sua história para fora da porteira e sem se comunicar com a população urbana, o setor convive com mitos e constantemente vira refém dos ataques de detratores daqui e do exterior.” 

Concluímos a importância de rever conceitos estéticos, de linguagem e também de canais de difusão quando tratamos da comunicação para o agronegócio. Mantendo seu público principal sentindo familiaridade, mas abrangendo o público externo, que  também é essencial para efetividade de campanhas ou quaisquer informações relacionadas ao meio. 

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