Cada campanha de comunicação tem suas particularidades, é através disso que são criadas suas maiores definições, desde o briefing até a criação. Normalmente, quando trabalhamos em campanhas integradas, em parte da estratégia nos dedicamos ao estudo de como cada peça e/ou canal será utilizado, pensando na coerência do todo. Esse trabalho se intensifica ainda mais quando se tratam de campanhas de abrangência nacional.
A criação de uma campanha que vai ser distribuída em mais de uma região, precisa levar em consideração pontos como a diferença no hábito de consumo do público-alvo de cada local. O Brasil é um país muito extenso e, consequentemente, possui diversas culturas e também costumes. E, na comunicação, para ter proximidade e eloquência, é preciso dialogar de acordo com aquilo que é familiar para cada um.
A solução para este desafio é mais simples do que parece, pois consiste em três pilares que são essenciais para o desenvolvimento de toda e qualquer campanha: estudo, planejamento e estratégia. O estudo nos permite levantar informações importantes sobre o consumo e comportamento de cada região, que são úteis para planejar como a campanha irá funcionar em cada uma delas, e com tudo isso é possível criar estratégias que supram necessidades diferentes em prol de um mesmo objetivo.
Durante processos criativos como esses é que entendemos a importância da comunicação não estar inserida em uma bolha, estar sempre atenta ao macro, ao que acontece no mundo e não apenas ao que está no nosso interesse mais próximo. Expandir a visão ajuda a expandir a forma como nos comunicamos, isso gera inclusão e resultados.